top of page
Buscar

Alunos do 1.º Ciclo desenham Autorretratos Digitais: A Arte de Criar Avatares na Aula de TIC



Na semana passada, as turmas do 1.º ciclo do Externato Paulo VI participaram na atividade "Vamos Criar o Meu Avatar", uma experiência inovadora na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O principal objetivo da atividade foi permitir que os alunos se retratassem a si próprios, promovendo a autoexpressão e a criatividade digital.


Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre a importância dos avatares como representações digitais da sua identidade. Usando várias ferramentas digitais, cada criança teve a oportunidade de desenhar um avatar que refletisse a sua aparência, gostos e personalidade, personalizando características físicas, roupas e acessórios.


A professora Sandra Ribeiro, responsável pela atividade, destacou que “criar um avatar é uma forma divertida e eficaz de os alunos se conhecerem melhor e desenvolverem competências digitais ao mesmo tempo”. O entusiasmo foi palpável, com os alunos envolvidos em discussões sobre as escolhas que faziam.


A criação de avatares está alinhada com as aprendizagens essenciais do Ministério da Educação, que sublinha a integração das TIC no currículo escolar. Ao se aventurarem na criação dos seus avatares, os alunos não só exploraram a sua autoimagem, mas também desenvolveram competências digitais fundamentais. O Externato Paulo VI permanece comprometido em desbravar metodologias inovadoras, preparando assim os alunos para um mundo digital em constante evolução.



209 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page