
No âmbito do projeto "Sustentabilidade", o Externato Paulo VI aderiu à Campanha Depositrão, uma iniciativa promovida pela ERP Portugal e pelo Programa Eco-Escolas, que incentiva a recolha e reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas usadas.
A dinamização da campanha no colégio ficou a cargo dos alunos representantes Eco-Escolas, que percorreram as salas de aula para sensibilizar os colegas sobre a importância da correta separação e deposição destes resíduos. O 4.º ano deu o primeiro passo, visitando as turmas do 1.º ciclo, enquanto os representantes do 5.º ano levaram a mensagem aos alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Durante as visitas, os alunos apresentaram o livro "Equipa REEE & Companhia - Missão: Aprender a Transformar o Futuro", que explica, de forma pedagógica e interativa, o impacto dos REEE e das pilhas no ambiente e como podem ser reciclados para dar origem a novos produtos. Além disso, foram instalados nas salas de aula o Depositrão (onde se poderá depositar telemóveis, portáteis, tablets, pequenas impressoraas, torradeiras, ferros de engomar, varinhas, mágicas, etc) e o Pilhão, recipientes destinados à recolha destes resíduos, incentivando toda a comunidade educativa a participar ativamente.
A Campanha Depositrão é uma das ações de maior impacto do Programa Eco-Escolas, promovendo a economia circular e alertando para a necessidade de reduzir o desperdício eletrónico. O Externato Paulo VI, ao envolver os alunos nesta iniciativa, reforça o seu compromisso com a educação ambiental e a formação de cidadãos responsáveis e conscientes.
Porque A Inovação promove a educação, diferenciada, dinâmica, integrada.
Comments