Externato Paulo VI hasteia a sua primeira Bandeira Verde no Auditório do Colégio
- 22 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Hoje, dia 22 de novembro de 2024, o Externato Paulo VI celebrou um marco histórico ao hastear, pela primeira vez, a Bandeira Verde, uma distinção atribuída no âmbito do programa Eco-Escolas, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). O galardão, recebido no dia 10 de outubro numa cerimónia nacional em Torres Novas, reflete o trabalho dedicado e inovador da comunidade escolar em prol da sustentabilidade e da educação ambiental.
O Hastear da Bandeira, que marcou o Primeiro Conselho Eco-Escolas de 2024-2025, decorreu no Auditório do Colégio e contou com a presença de Cristina Costa, responsável pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Braga, e do Presidente da Junta de Freguesia – União de Freguesias de Braga (S. José de Lázaro e S. João do Souto), Miguel Pires. Também estiveram presentes Marcela Dias e Nicole Dias, Membros da Associação de Pais dos Alunos do Externato Paulo VI (APALEPA), que se juntaram à Diretora Titular, Ir. Rosa Carreira, e À Diretora Pedagógica, Paula Correia, ao Conselho Eco-Escolas, a professores, alunos e parceiros locais neste momento especial.
Durante o evento, a professora Coordenadora do Eco-Escolas do Externato Paulo VI, Daniela Silva, apresentou algumas das iniciativas realizadas ao longo do ano letivo de 2023/2024, como a implementação de boas práticas de reciclagem, a criação de uma horta escolar e ações de sensibilização para a poupança de recursos naturais.
No momento simbólico do hasteamento da bandeira, os alunos Delegados Eco-Escolas cantaram o Hino de Madre Trindade, Fundadora do Colégio e nossa inspiração, enchendo o espaço de emoção e sentido de pertença.
A Diretora Pedagógica destacou o papel essencial da colaboração entre todos os membros da comunidade educativa:“Esta Bandeira Verde é o reflexo do compromisso, dedicação e trabalho conjunto dos nossos alunos, professores e famílias. Representa não só o que alcançámos, mas também o nosso compromisso com o futuro.”
O Externato Paulo VI orgulha-se de ser reconhecido como uma Eco-Escola e reforça o seu compromisso de educar para a sustentabilidade, formando cidadãos conscientes e preparados para os desafios ambientais do futuro.
Commenti