EXTERNATO PAULO VI PROMOVE CONSELHO ECO-ESCOLAS E REFORÇA APOSTA NA COMUNICAÇÃO AMBIENTAL
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

No passado dia 9 de abril, o Externato Paulo VI acolheu mais uma reunião do Conselho Eco-Escolas, um momento de partilha, avaliação e planeamento no âmbito do compromisso da escola com a sustentabilidade e a educação ambiental. Esta sessão contou com a presença ativa de representantes de todos os setores da comunidade educativa — docentes, não docentes, alunos, Associação de Pais — e foi ainda enriquecida pela participação da representante da Câmara Municipal de Braga, Rosário Arantes, num claro sinal de articulação com a comunidade envolvente.
Durante a sessão, foram apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do primeiro e segundo períodos letivos, dando-se destaque ao forte envolvimento da comunidade escolar e ao impacto positivo das iniciativas levadas a cabo no âmbito do programa. O balanço foi, por isso, amplamente positivo, fruto do compromisso coletivo e da vontade de fazer a diferença.
Neste contexto, a professora Carla Fontes, acompanhada pelos representantes dos alunos do 2.º Ciclo, apresentou os trabalhos realizados no âmbito da reutilização de tecidos. Em articulação com a disciplina de Português, os alunos criaram lenços ilustrados que “contam” contos tradicionais infantis, como O Capuchinho Vermelho, Os Três Porquinhos, entre outros.
Ainda no âmbito da reutilização de materiais e em articulação com os conteúdos das disciplinas de Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento, os alunos elaboraram bonecas com decoração típica do Minho, enquadrando esta produção no estudo dos Direitos da Criança.
Estas criações serão leiloadas à comunidade educativa, revertendo a totalidade dos fundos a favor da Fundação Madre Trindade, que dá continuidade, nos países mais desfavorecidos, à missão da fundadora do nosso colégio: levar a educação a crianças em situação de pobreza, protegendo-as do trabalho infantil e da exploração, oferecendo-lhes um instrumento transformador — a educação.
Com os olhos postos no futuro, foi também partilhado o plano de ação para o terceiro período, que contempla novas propostas e reforça a aposta numa abordagem articulada e colaborativa.
Um dos momentos mais relevantes da reunião foi a apresentação do novo projeto de comunicação Eco-Escolas, que estabelece uma ponte direta com o Departamento de Comunicação do Externato. A iniciativa foi muito bem recebida pela representante da autarquia, que destacou a importância estratégica da comunicação para dar visibilidade ao trabalho realizado e, acima de tudo, para chegar à comunidade e à sociedade com uma mensagem de sensibilização ambiental consistente e mobilizadora.
Este Conselho vem reforçar aquilo que há muito se vive no Externato Paulo VI: uma escola que educa com espírito de missão e sentido crítico, que promove valores e que acredita no poder transformador da participação e do exemplo.
コメント