Formação FORPAS: O Que Une os Educadores do Externato Paulo VI?
- 28 de mar.
- 2 min de leitura

No âmbito das comemorações do centenário da Congregação das Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus (ESSE), decorreu no passado dia 18 de março a Formação FORPAS (Formação Pastoral Educativa), promovida pelo Externato Paulo VI. Esta iniciativa, dinamizada pelo Professor Nelson Moreira e pela Irmã Rosa Carreira, reuniu a equipa educativa – docente e não docente – num momento de reflexão e aprofundamento do carisma da Fundadora, Madre Trindade.
A educação nos colégios ESSE é pautada pela inovação pedagógica e pela excelência académica, aliando-se a uma formação para os valores humanos e cristãos que enriquecem a construção integral da pessoa humana. A Formação FORPAS enquadra-se nesta visão, fortalecendo a missão educativa das nossas instituições.
O encontro iniciou-se com a visualização do vídeo-homenagem "Somos Todos Luz", um momento que expressou o compromisso de toda a comunidade educativa em dar continuidade à missão de Madre Trindade. A letra do hino recordou-nos que, seguindo o seu exemplo, cada um de nós se empenha em ser luz para os outros, crescendo com os seus valores e levando adiante o seu legado de amor e entrega aos nossos alunos e comunidade educativa.
Ao longo da sessão, foram revisitados os países onde a sua missão educativa chegou e que, ao longo de 100 anos, impactou milhares de vidas – desde Portugal a Timor, passando por Angola, Benim, Cabo Verde, Espanha, Peru, Venezuela, México, e diversas cidades portuguesas, como Braga, Caxias, Fátima, Lisboa, Porto e Viana do Alentejo.
Numa abordagem dinâmica e interativa, os participantes exploraram a forma como Madre Trindade viveu a sua missão: na relação com os outros, consigo própria e com Deus. Foi um momento de partilha e de autoconhecimento, reforçando o compromisso de cada profissional na construção de um ambiente educativo de excelência, onde a inovação pedagógica se cruza com valores universais como a empatia, a entrega e a responsabilidade social.
Nos colégios ESSE, acreditamos que uma educação diferenciada e integrada abre portas para um futuro brilhante. Para além do impacto transformador no percurso dos nossos alunos, o trabalho da Congregação reflete-se também nas missões educativas e sociais que apoia em comunidades mais desfavorecidas. O investimento na formação e no desenvolvimento humano é, por isso, um compromisso que ultrapassa fronteiras e gera oportunidades.
No ano do centenário da Congregação, esta formação foi um momento inspirador para toda a comunidade educativa, reforçando o propósito maior que une todos os que fazem parte desta missão.
Comentarios