top of page
Buscar

Solidariedade em Ação: Alunos do Externato Paulo VI Fazem a Diferença


Como é tradição no Externato Paulo VI, a Campanha de Solidariedade de Natal voltou a mobilizar a nossa comunidade educativa, com um gesto de partilha que fez a diferença para dezenas de famílias carenciadas. Este ano, os bens doados pelos alunos e suas famílias foram entregues à Equipa Socio-Caritativa da Pastoral da Basílica dos Congregados, que apoia cerca de 60 famílias, incluindo estrangeiros sem ligação a paróquias locais, e à Cáritas Arquidiocesana de Braga.


A campanha foi organizada com um caráter pedagógico, integrando os princípios das Inteligências Múltiplas, valorizando competências como organização, cooperação e empatia. Os alunos das turmas do 9.º ano desempenharam um papel fundamental ao reunir, organizar e registar os bens doados. Numa verdadeira ação de equipa, mantiveram um registo detalhado em Excel, separando os produtos por tipo e destinando-os às diferentes instituições beneficiárias.


Este ano, a generosidade da nossa comunidade educativa foi expressa nos seguintes produtos:

  • Total de Produtos Doados: 1478 itens

  • Leite e Produtos Lácteos: 157

  • Arroz e Massas: 205

  • Cereais (pequeno almoço) e Café: 18

  • Farinhas Lácteas e Papas de Leite: 82

  • Açúcares e Sal: 6

  • Mel: 2

  • Azeite e Óleo: 56

  • Vinagres: 3

  • Leguminosas Secas: 11

  • Leguminosas em Lata: 215

  • Comida Preparada em Lata e Salsichas: 133

  • Fruta em Lata: 13

  • Fruta de Bebé em Frasco: 76

  • Pacotes de Bolachas: 50

  • Atum: 221

  • Fraldas de Bebé: 44

  • Produtos de Higiene de Adulto: 20

  • Produtos de Higiene de Bebé: 166


Cada sala/ano de escolaridade teve a missão de recolher tipos específicos de bens, seguindo a tabela definida pela equipa organizadora, refletindo o espírito de união e compromisso com aqueles que mais necessitam.


Esta atividade não só reforçou o espírito de solidariedade, como também incentivou os alunos a "descentrarem-se de si próprios", cultivando valores de partilha e altruísmo.


A campanha de Natal do Externato Paulo VI ilustra o compromisso com uma formação integral, aliando educação académica e valores humanos. Um Natal verdadeiramente solidário e significativo, que reflete o lema: “Mais Humanos, Mais Cristãos, Mais Felizes”.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page