No dia 17 de dezembro, o Auditório do Fórum Braga foi palco de “Marias: O Futuro é o Nosso Presente”, um espetáculo único do Externato Paulo VI que celebrou o Natal e homenageou Maria, mãe de Jesus, Madre Trindade e todas as mulheres que, com resiliência e coragem, moldaram a história e construíram um legado de progresso, amor e esperança.
Neste Natal, o Externato Paulo VI convidou a comunidade educativa a mergulhar numa noite de emoção e inspiração. O espetáculo “Marias: O Futuro é o Nosso Presente”, é uma obra artística que combina dança, música, teatro e projeções cinematográficas para celebrar o espírito de união, memória e partilha.
O enredo transporta-nos ao ano de 2044, quando um grupo de ex-alunos do colégio se reúne para abrir uma “Cápsula do Tempo”. Lá dentro, encontram mensagens do passado e memórias que os transportam numa viagem mágica entre gerações.
Este reencontro celebra histórias de coragem e resiliência e presta homenagem às mulheres que moldaram a história e contribuíram para a construção de um mundo mais justo e solidário, em especial a Maria, mãe de Jesus, símbolo de amor e fé, e a Madre Trindade, fundadora da Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e Mãe de Deus (entidade que celebra este ano o seu centenário) e cuja vida e obra são fontes de inspiração para o projeto educativo do colégio.
“Esta celebração é um reflexo dos valores que promovemos no Externato Paulo VI: educação integral, criatividade e inclusão. Inspirados na dedicação de Madre Trindade, queremos transmitir aos nossos alunos e famílias uma mensagem de esperança, resiliência e fé no futuro”, afirma a Diretora Pedagógica, Paula Correia.
Com um elenco de mais de 500 participantes, o espetáculo contou com alunos, professores, bem como a colaboração especial da Companhia de Dança Inclusiva da CERCI e da Associação Musa, reforçando a mensagem de inclusão que permeia a obra.
A escolha do Fórum Braga como palco desta celebração reflete o compromisso do colégio em oferecer uma experiência de qualidade a toda a comunidade educativa. “Queremos que os pais, familiares e amigos possam desfrutar desta noite mágica num espaço confortável e com todas as condições técnicas e logísticas para a realização de um espetáculo desta dimensão”, destaca Manuel Oliveira, Diretor Administrativo e Financeiro do Externato Paulo VI.
A direção artística do espetáculo esteve a cargo de Rubiélson Athaydes Medeiros, coreógrafo e produtor audiovisual convidado como artista residente do colégio. Durante o ano letivo anterior e neste primeiro período, Rubiélson teve a oportunidade de trabalhar diretamente com os alunos e professores do Externato Paulo VI, além de se aprofundar na história de Madre Trindade numa viagem a Madrid, para que o espetáculo refletisse com autenticidade os valores e a visão da fundadora.
Baseada nos princípios da Dança Criativa, uma metodologia inspirada no trabalho de Rudolf Laban, o espetáculo não só estimula a expressão artística, como também promove o desenvolvimento emocional dos alunos. A disciplina de Dança, lecionada pela professora Liliana Meleiro Esteves, integrada no currículo do 6.º ano do colégio, desempenha um papel central neste projeto, destacando-se como uma ferramenta pedagógica que potencia o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e emocionais. Além disso, o espetáculo conta com os alunos da atividade extracurricular de Dança, no qual frequentam alunos a partir dos 4 anos do pré-escolar até ao 9.º do 3.º ciclo, o que permite fomentar a criatividade, a autoestima e o trabalho em equipa, afirmando-se como um elemento inovador e distintivo do Externato Paulo VI.
“Marias: O Futuro é o Nosso Presente” é um tributo às mulheres que marcaram a história e uma celebração do amor de Jesus. Esta iniciativa procura reviver o verdadeiro espírito de Natal em família, tornando-o presente na vida atual e promovendo a união de gerações através de uma mensagem de paz, solidariedade e esperança. É também uma preparação para o início do Ano do Jubileu, que se inicia a 24 de dezembro”, destaca a Irmã Rosa Carreira, Diretora Titular do colégio.
O espetáculo foi um momento inesquecível, onde o palco se transformou num espaço de partilha e união. A Diretora Pedagógica Paula Correia reforça: “Mais do que um espetáculo, esta é uma celebração coletiva que une arte, educação e fé, em perfeita sintonia com os valores do nosso colégio.”
Filme - Entrevistas:
Commenti