Um sistema educativo inovador e de qualidade.

Oferecemos um modelo educativo inovador aproveitando ao máximo as possibilidades das crianças, desenvolvendo e potenciando as suas habilidades e capacidades.

IMG_1664_edited.png

A nossa
metodologia

Inteligências Múltiplas

O cérebro tem plasticidade, é moldável. A aprendizagem é dinâmica, não linear e interconectada. A chave da aprendizagem já não é a transmissão de informação, mas sim a estimulação sensorial, emocional e cognitiva. Segundo Gardner, temos múltiplas inteligências, não só uma. 

 

As nove inteligências: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial. O EPVI situa a inteligência emocional e espiritual como o foco do nosso projeto e das demais inteligências.

Caminhamos em direção à personalização da aprendizagem, onde cada aluno escolhe diferentes vias educativas adaptadas às suas inteligências.

Estimulação atempada

A estimulação atempada na educação infantil pretende que o cérebro se prepare para aprender mais e para prevenir dificuldades e aprendizagens futuras. A exposição a estímulos tem como objetivo aumentar as conexões entre neurônios e não só aprender conteúdos. 

Quando a aprendizagem parte da própria experiência do aluno esta assimila e interioriza-se muito melhor. 

Glenn Doman, criador do modelo da Estimulação Atempada, parte da premissa que as redes neurológicas do cérebro se formam desde os 0 anos de idade até aos 6 anos.

Este modelo propõe que se trabalhe com “bits” de inteligência, assim como o Programa de Desenvolvimento Básico para gerar conexões neurais, sobre as quais se assentarão as aprendizagens posteriores. 

Umas inteligências desenvolvem-se por vias sensoriais: inteligência visual, auditiva e tátil. 

Outras inteligências dependem das vias motoras: inteligência móvel, linguística e manual. 

IMG_1625_edited.png
IMG_8484_edited.jpg