O Externato Paulo VI é um Estabelecimento de Ensino Particular, fundado em 1970, sediado em Braga, sob os princípios da Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus.

Sobre
o nosso Colégio
Sobre nós
O Externato Paulo VI é uma escola aberta a todos. Funciona em regime de Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino que leciona: Pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
O Externato dispõe de excelentes instalações como resposta ao ensino e às atividades extracurriculares, nomeadamente salas de aulas adequadas ao grau de ensino, dois pátios exteriores, parque infantil coberto, campo de futebol, biblioteca, laboratório científico, sala de música, capela e auditório com capacidade para 300 pessoas. Atualmente conta com 450 alunos a frequentar os vários setores da educação.
O Colégio dispõem de uma equipa com cerca de 60 profissionais que todos os dias se empenham na formação dos alunos reafirmando a visão e missão desta instituição, focadas no sucesso escolar dos alunos mas também no desenvolvimento dos valores cristãos e na sua felicidade.
Missão
Promover uma educação integral despertando o potencial e as inteligências múltiplas de cada aluno. Desenvolver atitudes de cooperação, autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que contribuam para a formação de cidadãos livres e autónomos, justos e solidários, tolerantes, organizados e criticamente responsáveis. Ajudar, em liberdade, cada aluno a descobrir a sua espiritualidade, a aprofundar, a viver e a testemunhar a sua Fé.
Visão
Desenvolver uma abordagem pedagógica que responde a uma função educativa dinâmica, baseada no potencial das INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, por estímulo sensorial, emocional e cognitivo.
Ensinar a pensar para formar alunos autónomos, que adquiram destrezas de pensamento para resolver problemas e tomar decisões.

.png)
A Congregação

A Congregação nasceu em Granada, Espanha, no dia 11 de abril de 1925.
Fruto da resposta de amor e de fidelidade de uma mulher de fé, Madre Trindade Carreras Hitos, que depois de fazer uma leitura da sua história pessoal e contemporânea à luz da fé, sentiu a necessidade de abrir o seu mosteiro à adoração do Santíssimo Sacramento e à educação de meninas sem recursos financeiros ou sem família.
Em 1936, os dolorosos acontecimentos ocorridos em Espanha obrigaram as religiosas a sair deste país para um local mais seguro; a Congregação rumou, então, para Portugal, onde se consolidou e cresceu, amparada pelo cardeal Cerejeira, patriarca de Lisboa. A Madre Trindade abriu comunidades em Braga, Porto, Lisboa, Laveiras e Viana do Alentejo.
Atualmente o Colégio Externato Paulo VI está posicionado Internacionalmente pelos valores da Congregação em 23 colégios (Portugal, Espanha, México, Perú, Venezuela, Angola, Cabo Verde, Timor Leste)
Para conhecer mais sobre a Congregação visite o site
A Instituição
A Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus é reconhecida como Instituição de utilidade pública sem fins lucrativos. Todavia para que pudessem realizar a sua missão oferecendo às famílias uma escola onde os filhos fossem educados para os verdadeiros valores, houve necessidade de criar uma escola aberta a todos. Foi então que as Irmãs Beatriz Fontoura e Maria Helena de Almeida puseram mãos à obra e a 7 de Outubro de 1970 o Externato abriu as portas para o início das aulas do seu primeiro ano letivo, contando com 72 meninas do Jardim de Infância e Primária, ficando como Diretora a Irmã Rosalina Lopes de Barros.
A escola recebeu o nome de Externato Paulo VI pelo facto de abrir as suas portas no Pontificado do Papa Paulo VI. A partir de então, o Externato foi progressivamente aumentando as suas capacidades para poder responder às necessidades e ao número elevado de famílias que o procuravam. Em 1980, passados apenas dez anos da sua abertura, o Externato já contava com 381 alunos. Ao longo dos anos, muitas crianças ficaram em lista de espera, pois a Instituição não podia dar resposta a todos os pedidos recebidos.
Em 1996, o Externato Paulo VI orgulha-se de poder inaugurar as novas instalações que dariam às famílias a possibilidade dos seus filhos poderem continuar a sua Educação no Colégio até ao 9º ano de escolaridade. Com a recuperação do prédio situado na Avenida Central, em 2006 o Externato alargou significativamente as suas instalações já existentes de forma a poder instalar salas de Informática, biblioteca mais ampla e outros serviços complementares.
A Comunidade religiosa do Externato Paulo VI com a colaboração de toda a Comunidade Educativa continua a realizar o sonho da Madre Trindade. Este não pode morrer. Antes devemos trabalhar afincadamente e com qualidade para que o Externato continue a ser uma obra digna do seu prestigio e dê resposta aos anseios e objetivos das famílias, crianças e jovens da nossa sociedade.
Chegada a Braga
Em 1934 chega a Braga um grupo de Religiosas, ESCRAVAS DA SANTÍSSIMA EUCARISTIA E DA MÃE DE DEUS, vindas de Granada - Espanha, com o objectivo de implementar uma Comunidade Religiosa nesta cidade tendo como Missão a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Educação, pois o sonho da sua fundadora, Madre Trindade, era a Adoração e a Educação de crianças e Jovens. Esta comunidade assentou residência na rua S. Gonçalo, nº 24. Aqui estabeleceram a casa de formação para as jovens que desejavam seguir o ideal da Madre Trindade, consagrando-se a Deus pelos votos Evangélicos.

_JPG.jpg)



Associação de Pais
A Associação de Pais dos Alunos do Externato Paulo VI, também designado por APALEPA é a entidade representativa dos mesmos, integrada na Comunidade Educativa.
A Associação é composta:
-
Pela Direção – cinco membros;
-
Pela mesa da Assembleia Geral – três membros;
-
Pelo Conselho Fiscal – três membros.
À APALEPA compete, em geral, zelar os justos e legítimos interesses dos alunos na sua posição em relação ao Externato e à Educação e Cultura, e em especial:
-
Fomentar o respeito pelos direitos fundamentais da criança;
-
Estabelecer o diálogo necessário para uma reciproca compreensão e colaboração entre os Corpos Diretivos e Docentes, os alunos e os Pais/Encarregados de Educação;
-
Colaborar nas iniciativas do Externato que visem a formação integral dos alunos, e sugeri-las;
-
Apoiar o Externato nas suas deliberações, sempre que seja necessário e as repute justas e legais.
A Associação rege-se pelos seus próprios estatutos.
Contactos
