CHARCOS: PEQUENOS MUNDOS CHEIOS DE VIDA VISITAM O EXTERNATO PAULO VI
- 19 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de mai.

A ciência saiu dos livros e ganhou forma na sala de aula, onde os alunos do 2.º ano participaram numa tarde repleta de descobertas e experiências no âmbito da atividade “Experiências no Charco”, dinamizada por uma equipa da Casa da Ciência de Braga, do Centro Ciência Viva.
Durante a sessão, os pequenos cientistas mergulharam no fascinante universo dos charcos, esses pequenos ecossistemas de água doce onde a vida floresce em múltiplas formas. Sob orientação especializada, dos nossos convidados da Casa da Ciência de Braga, alunos observaram amostras reais recolhidas de charcos e identificaram microrganismos, larvas de insetos, pequenos crustáceos e plantas aquáticas, compreendendo como estes espaços são autênticos reservatórios de biodiversidade.
A atividade, articulada com as aprendizagens essenciais de estudo do meio para o 2.º ano do 1.º Ciclo, permitiu consolidar conteúdos curriculares como a observação da natureza, a classificação de seres vivos, e a importância da água como elemento vital nos ecossistemas. Além disso, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver competências de pensamento crítico e de literacia científica, ao formularem hipóteses e registarem as suas observações como verdadeiros exploradores do mundo natural.
Mais do que uma simples tarde diferente, esta foi uma experiência de aprendizagem prática, que reforça o compromisso do Externato Paulo VI com um ensino centrado na experimentação, na curiosidade e na ligação ao mundo real. Um exemplo de como a ciência pode, e deve, ser vivida desde os primeiros anos de escolaridade, em linha com a missão do colégio de formar cidadãos conscientes, autónomos e ambientalmente responsáveis.
Comments