
O Externato Paulo VI foi distinguido com a Bandeira Verde, ontem, no evento “Dia
Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas, no Palácio dos Desportos em Torres Novas, numa cerimónia organizada pela Câmara Municipal de Torres Novas e pelo
programa Eco-Escolas, que reconhece o compromisso das instituições de ensino com a sustentabilidade. Este evento, que reuniu escolas de todo o país, celebrou as boas práticas ambientais e o esforço coletivo na promoção da educação ambiental e cidadania.
O Programa Eco-Escolas é um programa internacional vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania. Na prática, o programa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente e da sustentabilidade. Visa também garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
Logo após o check in, a equipa do Externato Paulo VI pode visitar a ECO-MOSTRA, explorando as exposições dos trabalhos realizados pelas escolas e os que foram premiados. A cerimónia oficial de entrega de prémios contou com a presença de várias personalidades, incluindo Pedro Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, José Archer, Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE), Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente.
Durante a tarde, o Externato Paulo VI, no seu 1.º ano de participação no programa Eco Escolas, foi convidado a subir ao palco para representar o Distrito de Braga com a sua Bandeira Verde, destacando-se como uma escola nova no programa. Este ano, o programa Eco-Escolas optou por chamar ao palco uma escola nova e uma escola mais antiga de cada distrito, para reconhecer tanto o novo envolvimento como a continuidade no compromisso com a sustentabilidade. O Externato Paulo VI, como a escola nova, foi uma das instituições escolhidas para este momento de destaque.
A Diretora Pedagógica, Paula Correia, acompanhada pela Coordenadora Eco Escola, Daniela Silva, e pela Coordenadora de Comunicação, Tânia Martinho, subiu ao palco para receber a Bandeira Verde, em reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do ano letivo de 2023-2024. O Externato destacou-se com iniciativas como a criação de campanhas de reciclagem, o desenvolvimento de hortas biológicas, atividades de sensibilização para a preservação ambiental, pinturas de murais e de sarjetas nos jardins públicos para a proteção dos oceanos, envolvendo alunos, professores e famílias.
O recebimento da Bandeira Verde é um marco significativo para o Externato Paulo VI, reafirmando o nosso compromisso com a educação para a sustentabilidade, a cidadania, e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
O evento encerrou com um concerto da artista Carolina de Deus, que proporcionou um momento de celebração e pura alegria a todos os presentes.
Comentarios