DESCOBRIR, SENTIR, APRENDER: OS CINCO SENTIDOS EM FAMÍLIA
- há 6 dias
- 2 min de leitura
No início do mês, as crianças dos pré-escolar viveram uma semana especial em que pais e mães vieram às salas para partilhar com os mais novos atividades centradas no tema os Cinco Sentidos - uma proposta que integra a pedagogia de proximidade à família.
PAIS E MÃES EM EXERCÍCIO DE DESCOBERTA

Na sala das Girafas A, o pai Filipe Alberto Oliveira, acompanhado do seu filho Rodrigo Oliveira, conduziu uma experiência sobre o sentido do paladar: doce, salgado e amargo. As crianças provaram com segurança diferentes sabores e refletiram sobre as sensações, trabalhando a consciência gustativa e o vocabulário associado ao paladar.

Nas Girafas B, Vera Silva, a mãe do Dinis, participou com os alunos num jogo lúdico que explorou também o paladar: distinguiram sabores e nomearam-nos, estimulando o desenvolvimento cognitivo, linguístico e sensorial.

Na sala das Joaninhas A, a mãe Joana Silva, mãe do Bernardo Esteves, trouxe ervas aromáticas e especiarias e propôs às crianças experiências de cheiro e textura. Ao cheirar, tocar e comentar alimentos, os alunos reforçaram o sentido olfativo, tato e a linguagem de descrição.

Na sala das Joaninhas B, a Ana Antunes, mãe da Maria Luís, promoveu jogos sensoriais com sons de instrumentos musicais e com um jogo táctil onde com os olhos vendados as crianças retiravam objetos de uma caixa, explorando texturas e som. Este tipo de atividade favorece a integração sensorial, a coordenação motora fina e a consciência auditiva.

Na sala das Abelhinhas B, a mãe Ana Rita, mãe do João, contou uma história e, em seguida, com os alunos, pintou uma árvore de outono numa tela, usando colagens de folhas recolhidas na natureza. Assim trabalhou-se o sentido visual e táctil, a expressão artística e a ligação à natureza.

Na sala das Abelhinhas A, o pai Rui Jorge Amorim, pai da Maria Rita, realizou com os alunos uma expressão plástica onde, a partir de colagens de folhas da natureza, as crianças construíram um lobo e um escaravelho, personagens de histórias infantis. Esta atividade favoreceu a motricidade fina, a criatividade e a simbologia artística e narrativa.
PEDAGOGIA AO ENCONTRO DOS SENTIDOS
As experiências realizadas no Pré-Escolar basearam-se num princípio-chave: as crianças aprendem através da exploração ativa dos sentidos. A investigação em educação infantil sublinha que a estimulação sensorial - através da visão, audição, tato, olfato e paladar - é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor e social.
O Externato Paulo VI, consciente desta realidade, promoveu estas atividades, os cinco sentidos em família, no âmbito das inteligências múltiplas e da educação integral, reforçando a parceria com as famílias como agentes ativos do processo educativo.

































































































































































































































Comentários