top of page

EXTERNATO PAULO VI CELEBRA ABERTURA SOLENE DO ANO LETIVO E ACOLHE CRIANÇAS DO 1.º ANO

  • 22 de set.
  • 2 min de leitura

Crianças do 1.º Ano do Externato Paulo VI na Eucaristia de Abertura Solene do Ano Letivo 2025/26, na Igreja de São Lázaro em Braga

A comunidade educativa do Externato Paulo VI reuniu-se este sábado, 20 de setembro, na Igreja de São Lázaro, para a Eucaristia de Abertura Solene do Externato Paulo VI, Ano Letivo 2025/26 e para a Festa de Acolhimento das crianças do 1.º Ano.


O momento foi vivido como um encontro de fé, mas também de fraternidade e de partilha, no qual toda a comunidade pediu a bênção de Deus para o novo ano escolar e acolheu, com alegria, os mais novos que iniciam a sua caminhada de fé e de catequese no Externato.


Na Admonição de Entrada, a Diretora Titular, Irmã Rosa Carreira, sublinhou o lema pastoral da Congregação para o biénio 2025-2027: “Somos Instrumentos da Sua Paz”. Inspirada em São Francisco de Assis e simbolizada pela romã, esta mensagem recorda que, apesar das diferenças, todos somos chamados à unidade e à construção de um mundo mais justo e fraterno.


Referindo-se ao Evangelho proclamado, a Irmã Rosa destacou a importância de não deixar que o dinheiro ou a ganância guiem a vida, lembrando que o essencial está nos valores do Reino: a justiça, a partilha, a solidariedade e o amor. Uma reflexão atual, num tempo em que o individualismo e o consumismo ameaçam o equilíbrio social e ambiental, deixando para trás os mais frágeis e até a própria “casa comum”, o planeta.


Na homilia, o Padre Miguel Rodrigues, responsável pelo Departamento para a Presença da Igreja no Ensino da Arquidiocese de Braga, explicou o Evangelho de forma cativante, convidando duas alunas a representarem uma "estória" simbólica sobre a ilusão dos bens materiais que, embora pareçam valiosos aos olhos do mundo, nem sempre conduzem à verdadeira tranquilidade ou felicidade. Muitas vezes, podem desviar-nos do essencial: a paz de espírito, a amizade com os outros e a comunhão com Deus. Esta encenação simples, mas profunda, ajudou a comunidade a refletir sobre o que realmente dá sentido e plenitude à vida.


A celebração foi também marcada por um dos momentos mais significativos para as famílias: a Festa de Acolhimento das crianças do 1.º Ano, que colocaram os seus corações no cartaz da turma, como sinal do seu compromisso inicial e colocaram junto ao altar o Romã, símbolo do respeito pela diferença de cada um, mas todos unidos na amizade uns aos outros a Jesus. Este gesto simples mas profundo simboliza a entrada destas crianças na catequese, acompanhadas pelas suas famílias e pela comunidade.


Mais do que uma tradição, esta celebração exprime a identidade do Externato Paulo VI: um Colégio que educa na fé, na esperança e no amor, mas também nos valores humanos que preparam cada criança para ser protagonista do futuro.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page